top of page
Buscar

Parada Gay SP 2025




Poder fazer parte da maior Parada Gay do mundo foi épico. É a primeira vez que eu estive presente na Parada gay de São Paulo. É gigantesco, bem organizado, lindo de se ver e um momento único para se viver.

O Tema desse ano foi “Envelhecer LGBTQIAPN+”. Memória, Resistência e Futuro” e, portanto, homenageia representantes idosos da comunidade e seus contemporâneos já falecidos. O intuito é exigir visibilidade, respeito e políticas públicas inclusivas...

Vi famílias lindas, muita gente linda solteira. Muita diversão, respeito e representatividade.

Foi maravilhoso estar em cima do trio e representar meu país como Miss T Brasil 2025 perante tanta gente, sorridente, feliz, festejando nosso orgulho.

Representei a diversidade como Miss T Brasil 2025 no Trio 15: Travestis/Trans, muito bem apresentado por Cris Negrini

Meu cabelo fabuloso e maquiagem perfeita foi por conta de Felipe Cordeiro e Melkson Santtos.


Improvisei meu look e usei uma saia longa de arco-íris da Farm com um vestidinho curto de uma lojinha de fantasia. Eu amei, ambos com a bandeira LGBTQIAPN+.


Lembrando a história, a Parada Gay, ou Parada do Orgulho LGBT, começou como uma forma de manifestação pública após a Rebelião de Stonewall, em 1969, em Nova Iorque. A revolta foi uma reação à violência policial contra pessoas LGBTQIA+ em um bar frequentado pela comunidade. O evento deu origem a marchas e paradas anuais como forma de celebrar a diversidade e lutar por direitos. No Brasil, a primeira parada ocorreu em São Paulo, em 1997, e desde então se tornou um dos maiores eventos do mundo. 

A Rebelião de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, é considerada o marco inicial do movimento moderno de orgulho LGBTQIA+. Durante uma batida policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, Nova Iorque, a comunidade LGBTQIA+ reagiu à violência e aos maus-tratos, dando início a uma série de protestos e confrontos que duraram vários dias. 

No ano seguinte, em 28 de junho de 1970, foi realizada a primeira marcha do Dia da Libertação da Rua Christopher, em homenagem aos eventos de Stonewall. Essa marcha, que posteriormente evoluiu para a Parada do Orgulho Gay, se tornou um símbolo de luta, resistência e celebração da identidade LGBTQIA+. 

No Brasil, a primeira Parada do Orgulho Gay foi realizada em São Paulo, em 1997. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas e tinha como tema "Somos muitos, estamos em várias profissões". A partir daí a parada paulista cresceu exponencialmente, tornando-se uma das maiores do mundo e um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+ no país.

Obrigada a todos aqueles e aquelas que abriram caminho para que pudéssemos estar festejando essa data agora, aqui.

 
 
 

Comentários


bottom of page